Dr. Fernando Baldy

Fernado é médico há mais de 27 anos. Formou-se em medicina na Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ). Especializou-se em Ortopedia e Traumatologia e medicina esportiva na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e fez especialização em cirurgia do Quadril, Joelho e Traumatologia.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Realizou mais de 10000 cirurgias de quadril, joelho e trauma.

Principais procedimentos realizados pelo profissional:
- Cirurgias de implantação de proteses no quadril;
- Cirurgias de implantação de proteses no joelho;
- Artroscopias;
- Infiltrações de medicamentos nas articulações do quadril e joelhos;
- Procedimentos invazivos percutâneos para injeção de medicamentos que melhoram a sustentação articular (Subcondroplastia).

Dr. Fernando Baldy tem como especialidade a cirurgia do joelho e do quadril. Os principais procedimentos cirúrgicos realizados são: as Artroplastias de substituiçãoi articular com implante de próteses no joelho e quadril. Mas além dessas cirurgias também são realizadas outras cirurgias como Artroscopias de joelho e quadril, assim como cirurgias oesteotomias para corração de deformidades do quadril e do joelho. Além de parte cirúrgica o Dr. Fernando Baldy realiza também toda a parte de tratamento clínico das patologias quando estas ainda não estejam num estágio de evolução com indicação de tratamento cirúrgico. O Dr. Fernando Baldy realiza também procedimentos menos invasivos como infiltrações intrarticulares de medicamentos terapêuticos específicos como, por exemplo, as viscossuplentações, que consistem em infiltrações de medicamentos representados por soluções de alta viscosidade para lubrificação articular visando diminuir o atrito e o impacto sobre as superfícies de cartilagem das articulações, prevenindo e minimizando desta forma o desgate das articulações e também promovendo melhora ou controle da dor . Os procedimentos de infiltrações intrarticulares são procedimentos realizados no consultório, entretanto, as infiltrações intrarticulares no quadril são sempre realizadas no centro cirúrgico por necessitarem do auxílio de equipamentos como ultrassom e radioscopia para guiar o direcionamento da agulha (a articulação do quadril, diferente do joelho, é uma articulação profunda e, por isso, são necessários recursos de aparelhos de imagem para desviarmos de estruturas anatômicas que não podem ser machucadas durante a introdução da agulha).

Nas infiltrações , temos o cuidado de trabalhar com medicamentos fornecidos pelos laboratórios mais respeitados no mercado mundial, de última geração, produtos hipoalergênicos, com molécuas sintéticas que proporcionam maior segurança, efeito mais duradouro e necessidade de injeção de menor volume de medicamento para obtermos o resultado desejado, evitando assim, distensão excessiva da cápsula articular.

Nas cirurgias de alta complexidade complexidade : possuímos uma das maiores experiências do país e do mundo em artroplastias com implantes de prótese tendo realizado cerca de 6.000 artroplastias ( catalogadas e documentadas) em 21 anos de carreira como ortopedista.

Artroplastias de joelho e quadril, de complexidade máxima, cirurgias super especializadas: cirurgias de revisões de artroplastias. Essas cirurgias consistem em operações de porte bem maior que as artroplastia primárias (implantações de prótese pela primeira vez), para troca total ou parcial de uma prótese que esteja danificada por desgaste dos materiais ao longo do tempo, ou de uma prótese que apresente componentes soltos dos osso ou em processo de descolamento (soltura), ou próteses contaminadas por agentes infecciosos (infecção hospitalar ou não hospitalar) e que, por isso, precisam ser retiradas e ou substituídas.

Revisões de prótese envolvendo grande perda óssea : estas consistem em revisões mais complexas ainda e necessitam da utilização de enxerto ósseo de banco de ossos ou utilização de materiais super especializados como metal trabeculado ou tântalo , para reconstrução do seguimento com perda óssea. Essas são situações em que o Dr. Fernando Baldy possui grande experiência.

São também da especialidade do Dr Fernando Baldy técnicas que possui grande experiência como as artroplastias não convencionais ou com implantação de endopróteses (modulares ou fabricadas sob medida conforme solicitação e especificações técnicas feitas pelo cirurgião). Essas próteses nós utilizamos para substituir grandes segmentos ósseos perdidos, destruídos por tumores ou destruídos por traumas graves ou grandes reabsorções ósseas.

Proteses metafisarias ou Próteses minimamente invasivas e preservadoras do estoque ósseo são outra modalidade de prótese que utilizamos em indivíduos mais jovens e que necessitam da prótese, porém, permitem uma maior preservação do estoque ósseo uma vez que, no indivíduo jovem com prognóstico de sobrevida mais longa do que o idoso, precisa poupar osso para evitar cirurgias futuras de troca de próteses.

Proteses que mais utilizamos atualmente : próteses com relação articular de cerâmica delta. São próteses modernas, com materias de durabilidade maior e menor coeficiente de atrito entre os componentes o que faz com que diminua a possibilidade de essas próteses terem que ser trocadas precocemente.

A reoperação de próteses instáveis , que deslocam com facilidade ( luxações ) para correção da estabilidade também são da especialidade do Dr. Fernando Baldy.

Cirurgias que também realizamos em atletas ou não atletas e que representam técnicas modernas e avançadas são as artroscopias para sutura de menisco ou implantação de membranas nas lesões de cartilagem, além das reconstruções ligamentares.

Outros procedimentos que realizamos nos casos com indicação específica e bem selecionados são as oesteocondroplastias, que consistem em procedimentos de preenchimento de lesões císticas periaticulares nos pacientes portadores de osteoartrose avançada, visando prevenir deformidades que a doença causa e tratar o quadro doloroso associado, e consistem em técnica moderna na ortopedia.

Tipo de paciente que necessita mais frequentemente da cirurgia de artroplastia de joelho e quadril são os pacientes portadores de artrose primária no joelho ou no quadril. Outros indicações são os pacientes portadores de artrose secundária a trauna, ou pir sequela de doença congênitas ou do desenvolvimento (Doença de Legg -Calvé-Perthes, Epifisiolise da cabeça femural, Displasia congênita do quadril ou Luxação congênita do quadril). Outra indicação de artroplastia no quadril, em alguns casos é a necrose avascular da cabeça femural, mais frequentes em pacientes com história de alcoolismo ou uso prolongado de corticóides.

Formação

ENDEREÇO & CONTATOS

R. Domingos de Moraes 2781, Vila Mariana - São Paulo, 04035-001.

(11) 3230-4842
drbaldy.contato@gmail.com
Terça e Quinta das 07h às 12h